Letras

img-letras

Missão do Curso

Buscar a essência, a especificidade do curso produzindo um novo sentido no trabalho, “com e sobre” a língua e a literatura nacionais, clássicas e modernas, com vistas à produção do conhecimento, mediante o desenvolvimento do pensamento reflexivo em processo de constituição de sujeitos críticos, donos de seu próprio discurso. Desenvolver articuladamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando formar profissional/professores com sólida formação científica e capacidade para enfrentar os desafios e mudanças do mundo contemporâneo. Formar profissionais/professores preparados para interagir no contexto social local e regional, pautados em valores humanísticos, éticos, que fortaleçam o desenvolvimento da cidadania, a autonomia das populações e a convivência dos diferentes grupos sociais.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral:
O egresso licenciado em Letras deverá ter uma formação abrangente no que respeita aos conhecimentos sócio-históricos e culturais, para a qual sejam complementares os saberes do passado e do presente da formação humanística. Tal integração converge para a formação do educador do futuro.

Objetivo específico:
No que tange à especificidade do egresso licenciado em Letras, o Curso de Letras – Habilitação Português/Inglês tem por objetivo específico a formação intelectual que promova as competências para as quais o curso se direciona. Essa formação contempla habilidades como as diversas linguagens, em especial o domínio do código verbal e textual. O conhecimento adquirido inclui formação crítica, que atinja o contexto, a vivência, as realizações concretas da língua oral e escrita.

O domínio da linguagem se estende ao campo da formação na língua materna e em língua inglesa. Além das modalidades linguísticas, o conhecimento contempla os níveis de linguagem e os diferentes tipos de textos, seus diversos portadores, a intencionalidade, a situacionalidade e o poder argumentativo da linguagem.

O profissional de Letras deverá demonstrar capacidade de articular a expressão linguística e literária com os sistemas de referência, em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos. Deverá ainda não apenas saber fazer uso dos recursos da linguagem oral e escrita, como também ser capaz de desempenhar o papel de multiplicador, capacitando outras pessoas na mesma articulação.

Informações sobre o Curso

Coodenador(a)
Georgea Suppo Prado Veiga

Turno
Noturno

Carga Horária:
2.800 horas

Duração:
6 semestres

Campus II

Investimento: Sob Consulta

img-pdf Matriz Curricular do Curso de Letras

Campos de Atuação

  • O curso permitirá a inserção de profissionais no mercado de trabalho como professor de línguas e literatura, revisor de textos, secretário bilíngue ou dar continuidade a seus estudos em nível de Pós-Graduação, tornando-se um pesquisador da área.
  • Curso de Letras da FUNEC, com duração de três anos, oferece habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas literaturas. Oferece ainda Complementação em Espanhol – curso que, em 1 ano, habilita o egresso do Curso de Letras também em Espanhol.
  • O caráter cultural do Curso  é amplamente desenvolvido nos eventos como os  Saraus lítero-musicais, Semanas de Letras e Jornadas Pedagógicas – com palestras, minicursos, apresentações de comunicações, peças de teatro, músicas e récitas de poemas.