Psicologia

img-psicologia

Missão do Curso

O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul tem como missão oferecer ao aluno uma formação generalista, contemplando 03 (três) ênfases teórico-práticas da Psicologia, propiciando os conhecimentos básicos que tais ênfases exigem assim como, os desdobramentos que delas se desenvolvem. Concomitantemente e dentro das ênfases elegidas, permitir o desenvolvimento de conhecimentos e práticas específicas que atendam aos diferentes campos de atuação do psicólogo, desenvolvendo as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias para o desempenho de seu papel profissional.

Objetivos do Curso

O Curso de Psicologia tem por objetivo geral formar psicólogos generalistas com visão abrangente e crítica da Psicologia e da realidade social com atuação profissional e conduta pessoal ancoradas pelos princípios éticos. Desta forma, preparar profissionais para o futuro exige, ao mesmo tempo, qualificação para a produção de conhecimento científico, flexibilidade diante do mercado de trabalho e conhecimento teórico/prático que assegure intervenções adequadas nos diversos contextos onde o psicólogo pode atua

Informações sobre o Curso

Coodenador(a)
Denise Foresto

Turno
Diurno e Noturno

Carga Horária:
4.066 horas

Duração:
10 Semestres

Campus II

Investimento: Sob Consulta

img-pdf Matriz Curricular do Curso de Psicologia

Campos de Atuação do Profissional

A globalização econômica e tecnológica tem direcionado o convívio social, o exercício da cidadania e a organização do trabalho a novos rumos em função da nova ordem político-geográfica do mundo. Assim sendo, os cursos de graduação tem remodelado a formação oferecida aos alunos buscando desenvolver competências e habilidades que contemplem a prática profissional pautada na criatividade e na habilidade de resolução de problemas.

Vale ressaltar que o Conselho Federal de Psicologia ao descrever as atribuições do psicólogo no Brasil expõe a diversidade no campo de atuação do psicólogo, que pode ser no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Desse modo, a prática do psicólogo deve ser ancorada em princípios que norteiam a compreensão do comportamento individual e grupal, assim como identificar e intervir nos fatores, de várias naturezas, que influenciam e determinam as ações humanas.