Professora do curso de Odontologia da Funec defende tese de doutorado



Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 11/09/2017

Professora Vivian Novaes defende tese de doutorado (2) - CópiaO curso de Odontologia da Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), conta com mais um professor doutor em seu quadro de docentes. A professora Vivian Cristina Noronha Novaes, defendeu na sexta-feira (1º), na Unesp de Araçatuba, sua tese, intitulada Influência de drogas quimioterápicas na evolução da periodontite em ratos, sob a orientação do Prof. Dr. Juliano Milanezi de Almeida e coorientação do Prof. Titular Valdir Gouveia Garcia.

Vivian explicou que o trabalho que gerou sua tese de doutorado avaliou a influência de quimioterápicos que são bastante utilizados no tratamento do câncer na progressão da periodontite, que é uma infecção na gengiva. “O estudo foi realizado em animais e concluiu que esses quimioterápicos pioram a condição inflamatória na gengiva, podendo levar à perda do dente”.

O estudo levanta a importância do tratamento odontológico em pacientes que serão submetidos à quimioterapia, minimizando as seqüelas na cavidade oral e visando uma melhor qualidade de vida e preservação da saúde bucal. A partir desta tese, serão criados dois artigos para publicação em revistas internacionais.

Professora Vivian Novaes defende tese de doutorado (1) - CópiaA diretora geral pedagógica da instituição, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que a conquista do título de doutorado requer um longo caminho de estudo, pesquisa e dedicação do profissional. “A Funec possui em seu quadro de profissionais um grande número de professores doutores e hoje a professora Vivian Novaes passa a integrar este grupo. Quero parabenizá-la pela conquista, que acontece após uma longa trajetória que exige muito foco, disciplina e devoção aos estudos”.