Alunos do curso de Engenharia Civil do Unifunec visitam Usina Hidrelétrica de Itaipu

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 10/10/2018

Visita a usina de Itaupu (2)

Alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, visitaram na sexta-feira (5) a Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Construída entre 1975 e 1982, a usina é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawhatts-hora (MWh) desde o início de sua operação.

Visita a usina de Itaupu (1)Os alunos observaram o funcionamento da usina e receberam informações sobre sua construção, como a quantidade de concreto, ferro e aço utilizados. O curso do rio Paraná, sétimo mais extenso do mundo, foi modificado consumindo 50 milhões de toneladas de terra e rocha para construção da barragem, que contou com a mão de obra de 40 mil homens.
“A hidrelétrica de Itaipu é uma obra extremamente complexa, que proporcionou aos alunos verem de perto como se da a aplicação de conceitos e técnicas de diversas disciplinas”, afirmou o coordenador do curso, Prof. Me. Cristiano Pires Martins.

“As visitas técnicas são parte do currículo para o enriquecimento do ensino e da aprendizagem, o que possibilita a elaboração e reelaboração de conceitos científicos vistos em sala de aula”, ressaltou a pró-reitora de graduação e extensão, Profª Drª Georgea Suppo Prado Veiga.