Funec agora é Centro Universitário

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 07/03/2018

Funec agora e Centro UniversitarioConquista foi obtida após aprovação do Conselho Estadual de Educação nesta manhã Agora é realidade: a Fundação Municipal de Educação e Cultura – Funec, é Centro Universitário. O anúncio foi feito na manhã de hoje (quarta-feira, 7), em reunião do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) que, após avaliar o projeto, reconheceu que a instituição cumpre os requisitos necessários para tal mudança.

A diretora geral e pedagógica da instituição, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, acompanhou a reunião e recebeu com imensa alegria a notícia. “Não tenho como mensurar em palavras o quanto estou feliz com essa conquista. Este é um sonho antigo, que envolve o esforço e o trabalho de toda uma equipe de profissionais entre coordenadores, professores, funcionários, equipe administrativa e alunos, que nunca mediram esforços para que alcançássemos este título. Hoje a Funec atinge um outro patamar no espaço educacional, com mais oportunidades e independência, mas sempre com o compromisso da excelência no ensino superior”.

Ao se transformar em Centro Universitário, a Funec passa a ter autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior. Para alcançar o título, a instituição teve que cumprir alguns requisitos,como ter excelência no ensino oferecido, comprovada pela qualificação de seu corpo docente que deve ser composta, no mínimo, por um terço de mestres e doutores e um quinto dos docentes contratados em período integral; e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar. O projeto para transformação da Funec em Centro Universitário foi entregue ao Conselho Estadual de Educação em 2016. No ano passado, uma comissão avaliadora composta por três conselheiros do CEE visitou os Campi da Funec e analisou a instituição como um todo: coordenadores, corpo docente, infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão, além da mantenedora e equipe de funcionários.

Com 41 anos de fundação, a Funec oferece mais de 20 cursos de graduação cursos de pós-graduação divididos em três Campi que abrigam mais de três mil alunos, 220 docentes e 379 colaboradores.

O presidente da Funec, Adm. Aderval Morreti, também presente no momento do anúncio, disse que esta é uma conquista histórica. “Hoje alcançamos o tão almejado título de Centro Universitário. Esta conquista comprova o alto nível do ensino oferecido, sob a direção da Profª Drª Sâmira Ambar Lins e sua equipe, somada a toda estrutura que sempre buscamos oferecer. Este título é sem dúvida uma grande conquista que eleva ainda mais nossa instituição como referência em ensino superior”.

O prefeito Ademir Maschio, que acompanhou a diretora geral e presidente da instituição na reunião, comemorou o feito histórico. “Este é um dia que vai ficar na memória da nossa cidade. Em 2016, quando ocupava o cargo de presidente da Funec, demos total apoio para que a Funec chegasse até aqui. Hoje, na condição de prefeito de Santa Fé do Sul, tenho o orgulho de ver o sonho se tornar realidade. É um grande marco não só para a Funec, mas certamente para toda a comunidade e região. Parabéns a todos os que trabalharam para esta conquista”.