Alunos do curso de Enfermagem realizam trabalho educativo em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 09/05/2018

Dia mundial de higienização das mãos  (1)  Dia 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Em comemoração a data, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, em parceria com a equipe de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia, promoveram, durante toda a semana, atividades educativas e de conscientização com a equipe, acompanhantes e pacientes da Santa Casa de Misericórdia.

A atividade faz parte dos estágios supervisionados em Gerenciamento Hospitalar e Ambulatorial, sob a orientação das professoras Elena Carla Batista Mendes, Ana Letícia Marchi e Jussara Gonçalves e feita pelos alunos do 9º termo. “Nosso objetivo foi esclarecer sobre a importância de se realizar a higienização das mãos de forma correta e constante. Este hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança dos pacientes, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde”, explicou Elena.

Dia mundial de higienização das mãos  (3)Este ano a abordagem foi realizada em todos os quartos, para os acompanhantes dos pacientes. “Este ano, por conta dos casos de gripe H1N1, vimos a necessidade de orientarmos os acompanhantes dos pacientes, com visita nos quartos. A higienização das mãos é uma das formas de se prevenir o contágio, por isso é tão importante que todos tenham essa informação e saibam fazer a higienização da forma correta”, concluiu a professora.

A diretora geral do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, ressaltou a importância da ação. “A higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes na prevenção de doenças. Esta é uma ação promotora de saúde, pois esclarece, orienta e ensina”.