Alunos do curso de Odontologia do Unifunec recebem a visita do coordenador de saúde bucal do município

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 14/06/2018

Visita do Flavio Brito aos alunos de OdontologiaAlunos do terceiro ano do curso de Odontologia do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, receberam na quinta-feira (7) a visita do coordenador de saúde bucal do município, o dentista Flávio Brito. A visita aconteceu a partir de uma parceria entre o Unifunec e a Secretaria Municipal de Saúde e fez parte das atividades da disciplina de Odontologia Social e Preventiva, ministrada pela professora mestre Ivana Maria Esteves Maciel.

Flávio falou sobre o funcionamento do serviço de saúde bucal do município, que conta com seis Estratégias de Saúde da Família com este tipo de atendimento. “Cada unidade tem um profissional dentista e um auxiliar. Nelas é feito o atendimento básico aos usuários do SUS como, por exemplo, restaurações e extrações dentárias simples. São agendados cinco pacientes por período além dos atendimentos de urgência”.

Além das unidades, o município tem também o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde são realizado procedimentos de maior complexidade. “Quando o paciente necessita de um atendimento de atenção secundária, ele já sai da estratégia com data e horário marcados para ser atendido no CEO, que tem as especialidades de atendimento a pacientes com necessidades especiais, periodontia, endodontia (canal) e cirurgia. Lá também são confeccionadas as próteses totais superior e inferior e realizados os serviços de diagnóstico com ênfase no câncer bucal”, explicou Flávio.

Após a conversa os alunos visitaram a Estratégia de Saúde da Família Celso Xavier, uma das unidades que realizam atendimento bucal, e puderam ver de perto o funcionamento do serviço.

A reitora do Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, disse que a parceria colocará os alunos em contato com os serviços prestados pelo município na área odontológica, fazendo com que conheçam um pouco do funcionamento dos atendimentos de saúde bucal realizados pelo SUS, o que certamente agregará valores a formação profissional.