Curso de Fisioterapia da Funec desenvolve Programa de Redução da Obesidade Infantil

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 01/03/2018

Atividades do programa de redução a obesidade (1) O curso de Fisioterapia da Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), desenvolve no Centro de Reabilitação, projetos e programas especiais voltados a um público específico. Um deles é o Programa de Redução da Obesidade Infantil (Proi), que atende crianças e adolescentes com idade entre quatro e 16 anos, diagnosticadas com sobrepeso ou obesidade.

Após serem avaliadas por uma equipe multidisciplinar da Clínica de Atenção à Saúde (Clias), as crianças são encaminhadas para ao projeto, onde participam de atividades lúdicas em solo e água, que visam a perda de peso e a correção postural. As atividades são realizadas duas vezes por semana, durante uma hora.

No Brasil, estima-se que cerca de 15% a 20% das crianças e adolescentes são obesos. “As doenças cardiovasculares e o diabetes, cuja prevalência e morbimortalidade em adultos são muito altas, apresentam a obesidade como um importante fator de risco. Daí a importância de se implementar medidas de redução e controle de peso na infância”, explicou a professora responsável pelo programa, Fabiana Mendes Camilo.

A coordenadora do curso, Profª Me. Luciana Faissal, ressaltou que os índices de obesidade infantil são alarmantes. “Diversos fatores contribuem para a obesidade infantil, como a genética, maus hábitos alimentares, falta de atividade física, o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico, entre outros. A chance de uma criança obesa tornar-se um adulto obeso é muito grande, por isso o programa visa não só a perda de peso mas, principalmente, a manutenção dos resultados”.

Atividades do programa de redução a obesidade (2)A diretora geral e pedagógica da instituição, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, afirmou que este projeto, assim como os demais, aprofunda o conhecimento dos alunos em áreas específicas. “A fisioterapia abrange um vasto campo de atendimentos. Por meio dos programas e projetos especiais, os alunos são inseridos dentro de uma área exclusiva, entram em contato com este público e colaboram para a solução de seus problemas”.

O presidente da Funec, Adm. Aderval Morreti, disse que “a instituição busca oferecer espaços adequados, como Centro de Reabilitação, para que os alunos possam desenvolver trabalhos junto a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e contribuindo para a formação acadêmica”.