Reitora do Unifunec visita universidades de Portugal e Espanha a fim de firmar convênios para intercâmbio estudantil



Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 25/10/2018

Universidade de Lisboa (3)_r2_c1A reitora do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – Unifunec, Profª Drª Sâmira Ambar Lins, esteve recentemente em Portugal e na Espanha, onde visitou a Universidade da Beira Interior (UBI), na cidade de Covilhã (POR) e o Instituto Politécnico de Leiria, na cidade de Leiria (POR) – ambas com parceria já firmada para realização de intercâmbio – além da Universidade de Lisboa (POR) – uma das mais antigas universidades – Universidade Nova de Lisboa (POR), Universidade Pontifícia de Salamanca (ESP) e Universidade de Salamanca (ESP), sendo esta uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do mundo, com mais de 800 anos de existência.

Sâmira explicou que o intuito da visita às instituições com convênios já firmados, era conhecer um pouco melhor a realidade local. “Entendemos que para encaminharmos nossos alunos para estas instituições, seria muito importante conhecermos melhor não só cada uma delas, mas o lugar onde elas estão, uma vez que os pais dos alunos interessados em realizar o intercâmbio confiam no Unifunec e, se estamos indicando, precisamos ter certeza do que estamos fazendo”.

De acordo com a reitora, as duas instituições são renomadas, com mais de 10 mil alunos e tradição em receber alunos estrangeiros. “Além da experiência profissional, os alunos terão uma experiência de vida muito grande, uma vez que conviverão com alunos de diversas nacionalidades. No aspecto profissional, eles têm uma tecnologia invejável, especialmente na área de engenharia civil, a que mais tivemos alunos interessados, que la é bastante avançada, com inúmeros laboratórios e equipamentos que ainda não temos por aqui. Tenho certeza que o crescimento deles será imenso”.

Outras questões analisadas referem-se ao dia a dia dos alunos, como custo de vida, moradia e alimentação. “Visitei imobiliárias, restaurantes, lavanderias e outros locais que compõem a infraestrutura necessária para estadia nos nossos alunos por la. Conversei com estudantes brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades para saber como eles vivem e assim poder passar maior segurança aos nossos alunos e seus familiares”.

Os convênios com as demais universidades abrangerão quase todos os cursos. “Em Leiria e Covilhã não são oferecidos alguns cursos que temos aqui. Com essas novas parcerias será possível contemplar um maior número de cursos. Além dos alunos os docentes também poderão publicar trabalhos junto com profissionais de la, visitas para que possam aprender ou ensinar. Os alunos de pós-graduação também poderão fazer alguns módulos la, e tudo isso será muito positivo”, afirmou.