Unati oferece mais de 15 tipos de atividades à população da terceira idade

Publicado por @funec | Assessoria de Comunicação da Funec - Santa Fé do Sul - 09/08/2018

Ao pensar na terceira idade, quem imagina senhores e senhoras apáticos, caseiros e desanimados está completamente enganado. O novo perfil do idoso é composto por pessoas ativas, que viajam sozinhas, fazem atividade física, buscam lazer e entretenimento, preocupam-se com a saúde e a qualidade de vida. Para atender a estas necessidades, a Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati/Unifunec, oferece atividades que vêm de encontro ao desejo deste público.

Atualmente, a Unati conta com mais de 500 alunos, com idade a partir de 45 anos, que participam do vôlei adaptado, musculação, atletismo, dança de salão, dança coreográfica, pilates, hidroginástica, natação, espanhol, trabalhos manuais (bordado, crochê, etc), jogos de mesa (dominó, buraco, dama, entre outros), horticultura e canto coral.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Santa Fé do Sul tem mais de 10 mil pessoas com idade acima de 45 anos. “A população idosa cresce a cada ano e se apresenta disposta, em busca de afazeres que lhes tragam satisfação pessoal, diversão e novos conhecimentos. Procuramos disponibilizar isto a eles por meio de práticas diversas que visam oferecer ocupação de forma saudável e prazerosa”, explicou a coordenadora, Nilse Aparecida Marchesi.

Nilse ressaltou que as atividades contribuem também para o resgate da autoestima dos alunos. “Ao freqüentarem a Unati os alunos interagem entre si, com idosos de outras cidades, conhecem lugares, participam de competições e criam uma rotina que inclui treinos e aprendizado. Isso faz com que se sintam úteis e percebam que ainda são capazes de fazer muitas coisas, de vivenciar novas experiências e de compartilhar a sabedoria que adquiriram ao longo da vida”, concluiu.

Quem tiver interesse em participar das atividades deve procurar a secretaria da Unati na Rua 8, 854, Campus I do Unifunec, e verificar a disponibilidade de vagas.