Secretaria – Informações aos Alunos

Atestado Médico

Protocolar atestado no prazo máximo de 05 (cinco) úteis após o primeiro dia de ausência (Artigo 1º da Resolução nº 001, de 04 de novembro de 2011), com exceção nos casos de ausências nas provas que o período é de 48 (quarenta e oito) horas (Artigo 146, parágrafo único do Regimento do UNIFUNEC).
Só serão deferidos atestados que se tratarem de doenças infecto contagiosas ou doenças incapacitantes, conforme previsto em legislação.
Atestado fora do prazo: aluno não terá direito ao deferimento, as faltas não serão abonadas. (Artigo 3º da Resolução nº 001, de 04 de novembro de 2011).

Regime de trabalho excepcional

Aluno com atestado superior a 15 (quinze) dias deverá ter tratamento excepcional com regime de exercícios domiciliares. No regime excepcional serão realizados trabalhos e exercícios com acompanhamento do professor responsável da disciplina, realizados de acordo com o plano de curso, fixado em cada caso, consoante o estado de saúde do estudante e as exigências de formação mínima de cada curso, e as possibilidades da Instituição, a juízo do Coordenador de Curso (Artigo 7º da Resolução nº 001, de 04 de novembro de 2011 e Artigo 158 do Regimento do UNIFUNEC).

Afastamento em caso de doença

O aluno poderá ficar afastado por no máximo 30 (trinta) dias. (Artigo 4º, § 1º, da Resolução nº 001, de 04 de novembro de 2011).
Afastamento superior a 30 (trinta) dias, ocorrerá trancamento compulsório. (Artigo 4º, § 2º, da Resolução nº 001, de 04 de novembro de 2011 e Artigo 157 do Regimento do UNIFUNEC).

Licença maternidade

Durante os 03 (três) meses de licença maternidade a aluna ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares. (Artigo 1º do Decreto-Lei nº 1044 de 21 de outubro de 1969).

Trancamento de matrícula

O aluno terá direito ao trancamento de matrícula, obedecendo a integralização do curso, uma vez em cada série e, excepcionalmente uma segunda vez a critério da Congregação, sempre no mesmo curso onde estiver inscrito. (Artigo 135 do Regimento do UNIFUNEC).
O trancamento será permitido após um semestre concluído e, em casos de cursos anuais um ano (Artigo 136 do Regimento do UNIFUNEC).

Ausências nas avaliações

As ausências nas avaliações bimestrais, o prazo de requerimento de prova substitutiva é de 48 (quarenta e oito) horas (Artigo 146, parágrafo único do Regimento do UNIFUNEC).
A prova substitutiva das demais avaliações fica a critério do docente.

Revisão de provas

O prazo para solicitação de revisão de provas é de 48 (quarenta e oito) horas, após a publicação da nota (Artigo 147 do Regimento do UNIFUNEC).

Alunos reprovados

Alunos reprovados em mais de 03 (três) disciplinas, não poderão ser matriculados no semestre seguinte (Artigo 153, § 1º, do Regimento do UNIFUNEC).

Transferências

Alunos interessados em transferência para o UNIFUNEC deverão apresentar: histórico escolar da Instituição de origem, declaração de vínculo, declaração de situação junto ao ENADE e planos de ensino. Todos os documentos devem ser originais (Artigo 159, § 1º, do Regimento do UNIFUNEC).
A Instituição terá o prazo de 15 dias úteis do período letivo para análise.

Adaptações

Alunos transferidos de outras Instituições poderão cursar as adaptações conforme análise curricular feita pelo Coordenador.

Ausências Coletiva

Nos casos de ausência coletiva às aulas, as faltas serão registradas e as matérias consideradas como ministradas (Artigo 142 do Regimento do UNIFUNEC).

Critérios de notas

O aluno que apresentar freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e grau de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete), estará dispensado dos exames finais; Estará aprovado o aluno que obtiver média 5,0 (cinco), no mínimo, entre o grau de aproveitamento e a nota de exame final;
Caso não obtenha a média 5,0 (cinco), no mínimo, o aluno prestará os exames em segunda época, cuja nota mínima para aprovação é 5,0 (cinco) (Artigo 149, § 1º; § 2º e § 3º do Regimento do UNIFUNEC).

Observações:

Primeira via de cada documento é isenta de taxa.
O prazo para entrega de documentos requeridos junto à secretaria é de 15 (quinze) dias.
Requerimento de adaptações, dependência e dispensas têm prazos disponíveis no calendário escolar publicado no site da Instituição.
A cerimônia de colação de grau é um evento institucional programado e agendado pela Instituição, em até 08 (oito) meses antes da data.